quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SEIS OBRAS DE ESCRITORES BRASILEIROS QUE VOCÊ PRECISA LER

Seis títulos que, além de serem superlegais, são obrigatórios para qualquer pessoa.  Todos são autores brasileiros que escreveram, além de ficções, biografias e autobiografias deliciosas. A leitura é descomplicada e as histórias são envolventes. Confira:
1. A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira
Já imaginou se você e seus colegas de colégio fossem vítimas de um grupo que está criando uma droga que promove a obediência absoluta e deixa todos à mercê de um tal Dr. Q.I.? Esse é o dilema dos alunos do Colégio Elite. Nesse cenário de mistério, cinco amigos (o Miguel, o Calú, o Magrí, o Crânio e o Chumbinho) resolvem formar um grupo secreto chamado "Os Karas", para investigar os acontecimentos e enfrentar a macabra história do doutor. O livro é contra a caretice. E os Karas também! ;)

2. O Anjo Pornográfico, de Ruy Castro
Jornalista e escritor, o mineiro Ruy Castro é o nome por trás de muitas biografias de sucesso, como é o caso da obra que conta a trajetória de Nelson Rodrigues. A história é interessante, porque, além de abordar acontecimentos da vida do dramaturgo brasileiro, relaciona tais fatos com momentos históricos de cada época vivida pela personagem central da trama. Se você gosta de teatro ou sonha em ser atriz, essa leitura é indicadíssima.

3. A Onda Que se Ergueu no Mar, de Ruy Castro
Que tal uma dobradinha de Ruy? Dessa vez, o jornalista se aventurou por território musical, mais precisamente pela Bossa Nova. A obra fala sobre as peripércias de Tom Jobim, a voz doce de Nara Leão e a boemia carioca dos anos 60. A narrativa leve e envolvente faz com que até os mais jovens se encantem pelo passado, por suas personagens e por esse movimento que marcou época. Retrô.

4. Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva
Você sabia que este foi o livro que mudou a vida da escritora Thalita Rebouças? (Quer descobrir qual é o livro da vida de outras escritoras brasileiras? O romance, quase uma autobiografia, conta a história do próprio autor, Rubens Paiva, que sofreu um acidente na piscina que o deixou tetraplégico aos 20 anos. Um dos muitos pontos altos da obra é que a linguagem usada pelo escritor faz com que a gente se sinta na pele dele em muitos momentos, sofrendo com o pós-acidente, rindo com os romances da adolescência e não conseguindo abandonar a leitura nem para ir ao banheiro ou comer!

5. Vida - 4 biografias, de Paulo Leminski
Pode-se dizer que esse livro é uma coletânea de quatro minibiografias dentro de uma. O autor conta a história do poeta e jornalista Cruz e Souza, do poeta japonês Bashô, de Jesus e do marxista russo Trotsk. Todas essas personagens influenciaram Leminski de formas bastante peculiares e essa ligação escritor-personagens faz com que o leitor acabe conhecendo o poeta brasileiro ainda mais. Já leu Toda Poesia? Então, é a hora de se jogar em Vida

6. Meus Verdes Anos, de José Lins do Rego
O livro de memórias é o pontapé inicial para se entender qualquer história sobre engenhos, canaviais, e até para compreender melhor romances como Capitães de Areia, de Jorge Amado, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Conhece bem esses títulos, né? O mais legal do livro é que os verdes anos da personagem Dedé, neto de um senhor de engenho, são muito diferentes dos seus verdes anos, leitor, que mora em uma cidade grande, vai à escola, usa o computador... O contraste é o mais interessante da obra.

E aí, já conhecia todos esses livros? Ficou com vontade de ler algum em especial?


Nenhum comentário:

Postar um comentário